Carta aberta de jovens cientistas dirigida ao Primeiro-Ministro e ao Ministro da Ciência e do Ensino Superior

28.12.2023
fot. Filip Naumienko/REPORTERS

Os vencedores da bolsa do Ministro da Educação e Ciência para jovens cientistas de destaque enviaram uma carta aberta ao Primeiro-Ministro, Donald Tusk, e ao Ministro da Ciência e Ensino Superior, Dariusz Wieczorek. Pediram-lhes que aumentassem os fundos destinados ao financiamento da ciência polaca e que reavaliassem os canais existentes para obter financiamento para a pesquisa.

A carta foi assinada pelo Prof. Doutor Maciej Grzybek, da Universidade Médica de Gdańsk, e pelo Prof. Doutor Krzysztof Pyrć, da Universidade Jaguelônica de Cracóvia, bem como 111 cientistas que trabalham em unidades polacas, entre outras, universidades, institutos da Academia Polaca de Ciências e institutos de pesquisa.
​”Por um lado, os recursos limitados para o Centro Nacional de Ciência (NCN) e, por outro lado, a inflação constante significam que cada vez mais estudantes e jovens colegas estão a considerar deixar o ambiente universitário polaco”, escrevem os bolseiros na carta.

Os cientistas propõem “considerar a revisão dos fundos atribuídos às atividades do Centro Nacional de Ciências, uma instituição emblemática que fornece financiamento apolítico e substantivo para a pesquia científica”.

Pesquisa e desenvolvimento